A insana batalha de Karansebes

Batalha Joselítica!

 

Fala Players, tudo bem com vocês? Hoje nossa coluna anual de textos aleatórios trás para vocês (leitores e malucos que ainda acessam este humilde blog) a história do exército que lutou contra ele mesmo. Não, você não leu errado. A a insana batalha de Karansebes é conhecida por ter um conflito, no mínimo, inusitado. Primeiramente, vamos pegar nossa máquina do tempo e viajar para o passado. Nosso objetivo é chegar no dia 17 de setembro de 1788, a mais de dois séculos na região onde hoje fica a Romênia. O cenário que vamos analisar tem, de um lado, a Turquia e, de outro, a Áustria. Naquela ocasião, a pouco mais de 5 meses, Turquia e Áustria estavam em um conflito motivado por interesses no controle do rio Danúbio (não confunda com Danilo, pois Danúbio é um rio e Danilo é um meio-campista que atuava no Corinthians).

Rum, o causador!

Para entendermos melhor o contexto do conflito temos que analisar a composição do exército austríaco. O batalhão era composto, em sua maioria, por homens de diversas nacionalidades, o que significa dizer que tratava-se de um exército heterogêneo pois havia também alemães, tchecos, franceses, poloneses, sérvios, croatas, alagoanos, manauara, guaxinins, taxistas, ciclistas e pombos. O fato curioso é que nos poucos mais de cinco meses de guerra, não há relatos de que nenhum dos soldados do batalhão austríaco havia visto um único indivíduo turco. Isto, como veremos, resultará em um fato bem curioso, afinal os soldados já estavam exaustos daquela missão que jamais se concluía. Para piorar, muitos dos membros acabaram morrendo em razão de um grande surto de malária. 

Quando chegou a noite do dia 17 de setembro de 1788, a cavalaria austríaca teve uma brilhante ideia: "Vamos comprar rum!". Sim, já que a batalha não se concluía (e nem havia previsão de quando aquele conflito iria se resolver), os soldados resolveram beber para celebrar o impasse e curtir o momento. A compra da famosa bebida pirata foi feita quando os soldados avistaram um grupo de ciganos passando serelepes pelas redondezas de onde estavam acampados. Para você que é burro leigo, o exército possuí algumas divisões, isto é, no caso que envolve essa anedota que estamos contando, temos a infantaria e a cavalaria (que são compostas por cavalos e quadrúpedes). O rum havia sido comprado pela cavalaria, e estavam todos os quadrúpedes bípedes felizes bebendo e celebrando, até que a infantaria resolveu participar da bebedeira. A questão é que a cavalaria não achou essa decisão interessante, resultando em um breve conflito devido a divisão da bebida. Ou seja, mais um dia normal para alguém que frequenta botecos com os amigos.

O problema é que em todos os grupos de amigos, colegas ou conhecidos, sempre tem um ser bípede sem noção que acaba por piorar a situação. No caso em análise foi justamente o que aconteceu, pois alguns indivíduos ao avistar a discussão que ocorria (que era sobre porque o rum sempre acaba) acabou por entender que aquilo era em razão da chegada do inimigo. Isto quer dizer, a discussão não era sobre o rum, mas sim sobre a chegada dos turcos ao campo de batalha. A confusão se espalhou e acabaram por avisar ao restante do pelotão que "OS TURCOS CHEGARAM E ESTÃO NOS ATACANDO!". Eis que a confusão estava formada, resultando em um pequeno embate do exército austríaco contra ele mesmo.

Observando a treta!

A turma do "deixa disso" tentou acalmar os ânimos e avisar que não se tratava de inimigos, mas sim de uma discussão por causa do rum. O problema foi que, por se tratar de um exército heterogêneo (formado por diversas nacionalidades de soldados), a comunicação não surtiu o efeito desejado. Um exemplo sobre a confusão quanto a comunicação pode se ilustrado da seguinte maneira: ao ouvir os oficiais alemães dizendo "Halt!' ("Parem!"), os demais soldados entenderam a palavra "Allah", uma vez que não tinham muito conhecimento do idioma alemão. Como você já deve estar imaginando, teve, então, início uma troca de tiros entre membros de um mesmo exército. Se, anteriormente, os soldados estavam envoltos em um impasse, onde o conflito não se resolvia e nem havia ação no campo de batalha, agora eles conseguiram criar uma intensa e complexa batalha de todos contra todos. O conflito ficou tão intenso que um dos comandas do exército austríaco ordenou que os soldados realizassem um ataque de artilharia, o que conduziu toda a situação a um completo desastre.

Após a noite de bebedeira e a eventual confusão devido a divisão do rum, o exército austríaco relatou a seus oficiais que teve uma baixa de cerca de dez mil soldados entre mortos ou feridos durante o conflito contra si mesmo. Ironicamente, em questão de dois dias apareceram os verdadeiros rivais, que se depararam com um grupo extremamente enfraquecido (e provavelmente não entenderam nada sobre o ocorrido). Nem é preciso dizer que os turcos venceram a batalha muito facilmente e tomaram a cidade de Karansebes. Afinal, o inimigo já havia sido destruído em conflito contra si mesmo.


Até a próxima, players!


Postar um comentário

0 Comentários