Você sabia? Curiosidades sobre as Calopsitas

Este bolo é meu!
 

Olá players, como vocês estão? Viemos aqui reativar esse blog, que possuí publicações lendárias e centenárias publicadas a cada quinhentos anos, para trazer mais um pouco de cultura inútil popular para vocês. Hoje iremos falar sobre as famosas, ousadas, estilosas, calopsitas. Sim, aquele bicho de topete mandrake e os cubanos (escute aqui a música do Skank) que se tornou popular no cotidiano brazuka. As calopsitas, assim como as airfryers, têm a cada dia ganhado um espaço maior na casa e no coração dos amantes dos pets. Sociáveis, brincalhões, medrosas e bem apegados aos humanos, esses pássaros conquistaram uma legião de fãs, e de seguidores nas redes sociais. No entanto, o que sabemos sobre esse pet tão fofinho que conhecemos a pouco tempo, mas já consideramos pakas? (orkut feelings). Aqui vai uma lista de curiosidades sobre esse ser serumaninho de penas, pegue sua pipoca e bora para a leitura.

1 – A calopsita é nativa da Austrália
Yeah! Ao contrário do que parece, as calopsitas não são naturais do Brasil (isso explica a falta de samba no pé e manemolência). A calopsita é da mesma família das cacatuas, aquele bicho do topete maneiro e frenético, que curte rock n' roll e facilmente dominaria o mundo se fosse de interesse deles. Se você é um nerdola fã de biologia, podemos dizer que as calopsitas pertencem à família dos psitacídeos que são aquelas aves que possuem o “bico torto”. A primeira menção à espécie aconteceu em 1792. Porém, foi somente em 1894 que as Calopsitas começaram a ser criadas em cativeiro, na Europa. No Brasil, elas chegaram apenas em 1970, junto com o surgimento de Raul Seixas.

2 – As calopsitas podem viver mais de uma década
Na natureza, as calopsitas podem viver cerca de 30 anos! Isto significa que as Calopsitas também passam pela famosa fase do retorno de Saturno, na natureza. Já as que vivem em cativeiro podem chegar até os 20 anos. Contudo, o tempo médio de vida de uma calopsita é de 12 a 15 anos lunares, ou seja, são animais com vida média próxima a de um cachorro.


3 – Algumas calopsitas podem falar.
Algumas calopsitas podem aprender a falar algumas palavras, mas, não se confunda jovem padaum, Calopsitas não são como os papagaios. Embora ambos sejam psitacídeos, as calopsitas são mais difíceis de aprender frases, sendo que muitas conseguem reproduzir algumas palavras, sons e mímicas. O macho é mais propicio a aprender a falar e a cantar do que a fêmea. Mas é necessário ensinar isso a sua ave, afinal ela não vai aprender a falar por osmose.

4 – Definir macho e fêmea pode ser difícil
Ao contrário do que muitas pessoas pensam (e alguns intelectuais bípedes de mesa de bar cantam), saber se uma ave é macho ou fêmea pode não ser assim tão simples (sujeito simples, composto no pretérito futuro) e a melhor forma é fazer um teste de sexagem. Outras características podem ser observadas como: os ossos pélvicos (nos machos são mais fechados e nas fêmeas mais abertos), as penas dos rabos (que nas fêmeas geralmente têm o tamanho igual e nos machos as pontas são mais arredondadas) e a cabeça (que nos machos são mais arqueadas).

A diferença de comportamento também pode ajudar, já que os machos podem ser mais ariscos e as fêmeas mais dóceis.

5 – O mais indicado é amansar a sua calopsita quando jovem
O mais indicado é que você amanse uma calopsita com, no máximo, 10 meses a um ano. Depois desse período pode ser difícil modificar o comportamento da ave, pois ela se tornará um adolescente rebelde sem causa. A partir deste momento, sua calopsita pode começar a escutar Legião Urbana e Charlie Brown Jr, passando por fases emocore e, talvez, curtindo um rap nacional. Uma calopsita adolescente pode ser tão complexa quanto um serumaninho adolescente, logo procure amansá-la no tempo oportuno. Para isso, é recomendado colocar sua calopsita nos grupo de escoteiros, ou em algum grupo de jovens, pois isto a tornará mais sociável.
Caso contrário, se a sua calopsita nunca foi socializada, é importante começar a acostumá-la a sua presença. Nós, do FL Play indicamos alguns shows do Ac/Dc ou Guns n' Rose para ajudá-lo a se aproximar de seu pet. Assim ela ficará confortável com a sua presença e aos poucos estará mais dócil.

6 – É possível saber o ânimo da sua calopsita observando a crista
A crista da calopsita pode dizer muito sobre o seu estado de ânimo. Quando ela está assustada ou animada pode deixar a crista em pé, ereta em caráter quase pélvico. Por outro lado, quando a crista estiver mais abaixada isto será sinal de que sua calopsita broxou, digo está relaxada. Se a sua calopsita está querendo parecer mais sedutora, poderá deixar a crista um pouco mais projetada. 
Agora se o penacho estiver abaixado, então ela pode estar curiosa e concentrada em algo que está acontecendo ao seu redor.

7 – A sua calopsita poderá gritar bastante e é o seu jeito de se comunicar
As formas de uma calopsita se comunicar são várias: com a expressão corporal e também com a vocalização. Isso significa que ela poderá assoviar, cantar ou gritar. Se a sua ave está gritando com frequência, tente compreender o que ela está querendo dizer.
Em muitos casos, ela pode estar insinuando ao dono que está se sentindo sozinha, que quer sair da gaiola, que está com medo de alguma coisa, com fome, com sede, estressada e muitas outras situações.

8 – Calopsita também boceja
As calopsitas são muito expressivas e se a sua ave estiver com sono é bem provável que ela vá bocejar, assim como fazemos. Se ela estiver relaxada, você poderá vê-la abrindo o bico várias vezes, principalmente se estiver próximo do horário dela ir dormir.

9 – As calopsitas podem ter terror noturno
Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno. Durante esse período, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada. Tente acalmá-la e analise a gaiola.
Às vezes é possível que insetos e outros bichos tenham assustado a sua ave, retire-os imediatamente. Deixe a gaiola das calopsitas em um local calmo e sem excesso de estímulos.

10 – As calopsitas são fiéis
Geralmente, quando as calopsitas escolhem um parceiro para a vida toda, ou seja, elas são consideradas aves monogâmicas. Na maior parte das vezes, quem escolhe é a fêmea. Por isso, não adianta o macho ficar se exibindo, se ela não quiser, eles não formam um casal. E, esse processo de escolha, pode demorar até anos, dependendo da fêmea.


É isto players, até a próxima publicação! Abraços!!

Estamos bocejando!


Postar um comentário

0 Comentários