Fala players, como vocês estão? Estamos aqui reunidos para um post sobre divagações científicas. Hoje trazemos uma pergunta no mínimo inusitada: o que aconteceria se o Sol fosse feito por bananas? Ora, queridos bípedes, sabemos que muitos de vocês dotados de polegares opositores nunca se questionaram sobre tal fato (e nem nós do Fl Play), mas, após duas garrafas de vodca, em nosso QG secreto de reuniões extraordinariamente inúteis chegamos a este tópico de reflexão. Curiosamente, parece que alguns cientistas igualmente desocupados questionadores já haviam feito este questionamento, logo ficamos putos surpresos com tal descoberta. De acordo com alguns membros da comunidade científica, se o nosso Sol fosse feito de bananas, ele produziria a mesma quantidade de calor que é produzida atualmente, mas colapsaria em pouco tempo. Sim, o Sol colapsar não é algo bom.
Este post poderia acabar aqui. Daí, você questionaria: "para que deabos parei para ler sapoha?" Ora, jovem bípede, este é um blog sobre conteúdo variado. Essa é aquela típica informação que você conta para os seus amigos bêbados, drogados, malucos em um boteco. Logo após emitir tais vocábulos com sua impressionante eloquência e capacidade retórica, alguns dirão "vai tomar no cu", "toca Raul", "Eu devia ter ido ver o filme do Pelé", "boto fé parça!"... Entre outras frases e anedotas que nossas capivaras editoras resolveram não acrescentar a este texto.
Um de nossos editores |
Por outro lado, talvez você tenha algum amigo (se não tiver amigos, receba nossa solidariedade) que nem darão bola porque estarão distraídos pensando em mandar um mensagem para o/a ex. Em seguida, ele pedirá para o(a) músico do buteco tocar boate azul... Mas, alguém nesse planeta pode perguntar, "Tá bom, se o sol não é feito de bananas, do que ele é feito então?". Ora, existem 8 bilhões de pessoas no mundo, logo é estatisticamente provável que essa pergunta seja feita.
Contemplem! O nosso Deus Sol Banana! |
Para o descontentamento de nossas capivaras editoras, nosso sol não é feito de bananas. Bananas são frutas tropicais e não sobreviveriam ao frio do espaço sideral. Ao menos, não... ainda. Na verdade, a composição básica de uma estrela é cerca de 71% hidrogênio, 27% hélio e 2% outros elementos não listados, pois os químicos ficaram com preguiça de abrir as contas e fazer as devidas deduções. Malditos químicos, mal posso prever seus movimentos. A questão é que a estrela não queima esses elementos, nela ocorre um outro fenômeno... Porém, não se trata do Ronaldo Fenômeno. Apesar dele ser um jogador famoso, no campo das ciências ele não é importante. Logo, Fenômeno, retire-se deste texto. No caso, nós estamos falando de algo maior (e melhor).... Dragon Ball Z e a famosa:
Fuuuusão! Rá! |
Quem disse que animes não são cultura? Agora conseguimos sua atenção, né? Todos aprendemos na escola, isso se o governo não cortou as verbas destinadas a educação, que duas cargas elétricas iguais tendem a se repelir e que a força de repulsão é maior se for menor a distância entre elas. Um átomo de hidrogênio é composto por um próton (positivo) e um elétron (negativo) e a tendência é de os núcleos se repelirem quando próximos uns dos outros. No caso de moléculas, a energia de ligação "compensa" essa repulsão e as mantêm estáveis, porém os núcleos permanecem distantes.
"Tá, mas o que isso tem a ver com Dragon Ball Z". Calma jovem bípede ansioso. Respira! Em uma estrela como, por exemplo, o Sol, a Gravidade e pressão são tão fortes que conseguem fundir (olha DBZ ai jovem gafanhoto) os núcleos dos átomos de hidrogênio, formando assim outros elementos. No caso, os prótons do núcleo de quatro hidrogênios se fundem para formar um átomo de hélio. A pergunta que deve ser feita agora é: por que o Akira não gosta do Vegeta? Este é um bom questionamento, mas, no nosso caso, é por que essa fusão gera energia?
Moça, me dá licença, eu estou criando o oxigênio! |
Segundo um certo cientista (vulgo químico, malditos químicos)
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. - Lavoisier"
Se somarmos as massas dos quatro átomos de hidrogênio o resultado é menor do que a massa do hélio, produto da fusão. É como fazer 4 vezes 1 e o resultado dar 3,5 (isso é só um exemplo, os valores reais não são esses). Pela Lei da Conservação de Energia (parágrafo 13, artigo 12, inciso 32), esse "restinho" de massa não pode simplesmente sumir, e o que acontece é que essa massa se transforma em Fótons (se Goku + Vegeta gera Vegeto ou Gogeta, quatro átomos de hidrogênio gera um átomo de hélio + Fótons) e outras partículas menores (tipo o Piccolo ou o Kuririn). Esse fóton sai a altíssimas velocidades e segundo uma equação muito famosa (E = mc²), se algo com massa é acelerado próximo a velocidade da luz tende a se tornar energia.
Portanto, os núcleos se fundem e a massa do elemento resultante é menor do que a soma da massa dos elementos separados. A "sobra" é liberada em forma de energia (tipo um Final Flash ou Kamehameha). Isso não ocorre apenas com o hidrogênio, os átomos de hélio se fundem em outros átomos mais pesados e assim por diante.
Mas é claro, como tudo no Universo, esse processo tem um fim. Quando o elemento é muito pesado, possui mais massa, a fusão nuclear desses elementos consome mais energia do que ela gera, e assim a estrela começa a enfraquecer. Quando acabarem o hidrogênio, o hélio e outros elementos leves, o nosso sol só terá elementos pesados para fundir, esse é o início do seu fim enquanto estrela.
Einsteins > Akira. |
Portanto, voltando ao questionamento inicial, se o sol fosse feito de bananas, que são elementos tão pesados que nem estão na tabela periódica, ele consumiria muita energia para fundi-las, e morreria cedo. Quando sóis feitos de banana morrem, podem virar supernovas de banana, ou anãs brancas de banana ou ainda, buracos negros de banana, mas isso já é assunto para um outro dia.
0 Comentários