A Hora do Rush 2 (2001)

Olá Players!!
 

Fala players, tudo bem com vocês? Acredito que vocês estejam estranhando a frenético produção de textos neste blog nos últimos dias. De fato, já superamos nossa incrível marca de dois textos por ano e, caso você não tenha visto, produzimos alguns bons artigos aleatórios que podem ser lidos em outras seções deste blog. Hoje vamos continuar nossa sequência de resenhas sobre a trilogia A Hora do Rush. Nossa primeira resenha, onde trazemos curiosidades sobre os bastidores do filme, foi um tremendo sucesso aqui no blog. O filme apresenta um roteiro até bem comum, com início, meio e fim bem definidos e uma trama bem convencional que nos apresenta uma dupla de policiais que precisa trabalhar juntos. No entanto, o filme acaba sendo bem "tímido" em diversos momentos, seja nas cenas de comédia protagonizadas por Chris Tucker ou seja nas cenas de ação protagonizadas por Jackie Chan. Quanto as cenas de ação, o diretor Brett Ratner não deixava o Jackie Chan desenvolver suas coreografias com o cuidado necessário. O que o diretor parecia não perceber é que, com Chan, menos é mais, ou seja: a melhor solução é deixar a câmera rodando e permitir que o ator deslumbre a plateia com a elegância e a graça de seus movimentos.

Apesar de Jackie Chan não ser um fã da trilogia  A Hora do Rush, foi justamente este filme que deslanchou a carreira do astro chinês em Hollywood, sendo, seu sucessor, A Hora do Rush 2 indubitavelmente superior ao original. Dirigida pelo mesmo Brett Ratner, esta continuação dá prosseguimento à história exatamente a partir do ponto em que o primeiro parou: em viagem de férias ao país de seu amigo Lee (Chan), o detetive americano Carter (Tucker) acaba se envolvendo em uma investigação sobre um atentado à embaixada americana na China. Ao longo da trama, os dois policiais descobrem a existência de um plano para contrabandear cem milhões de dólares em notas falsas e Lee tem a oportunidade de vingar a morte do pai

Vamos, Lee, não se misture com a gentalha.

O filme funciona muito bem, já que Tucker assume com facilidade o tipo de policial malandro e debochado, enquanto Chan volta a encarnar sua persona cinematográfica clássica: o sujeito boa-praça e relativamente desastrado que utiliza seus conhecimentos de artes marciais apenas para a defesa – ocasiões nas quais transformará qualquer elemento do cenário em arma. As coreografias de lutas em A Hora do Rush 2 são surpreendentes – e, desta vez, Ratner permite que o ator faça seu trabalho. Em certo momento, por exemplo, ele enfrenta vários adversários enquanto revista um aposento e, em outro, executa complicadas manobras à medida em que escala um andaime infestado de vilões. Outra boa ideia é a sequência em que ele homenageia/parodia a cena de abertura de Indiana Jones e o Templo da Perdição, quando é obrigado a procurar um detonador que está sendo chutado de um lado para outro por uma multidão em pânico. Enquanto isso, Chris Tucker demonstra ser um fiel discípulo do humor desenvolvido por Eddie Murphy, assumindo todos os trejeitos e o tom de voz do veterano comediante.

RECEPÇÃO

A Hora do Rush 2 estreou em 3 de agosto de 2001, em 3.118 cinemas norte-americanos, e arrecadou $67,408,222.87  em sua semana de estreia. Ao todo, o segundo filme da franquia arrematou $226,164,286.92, no cinema norte-americano, tornando-se o quarto filme de maior bilheteria de 2001 e o filme de maior bilheteria de artes marciais na época. Quanto a bilheteria global, o filme arrecadou impressionantes $347,325,802, tornando-se o décimo primeiro filme de maior bilheteria de 2001 no mundo inteiro.

 PRÊMIOS E INDICAÇÕES

A Hora do Rush 2 foi indicado a um total de 27 prêmios, tendo conquistado 10 vitórias incluindo um MTV Award de Melhor Filme de Luta, um Teen Choice Award de Melhor Ator de Cinema e 3 Kids' Choice Awards para favorito chutador de bunda masculina (Chan), Ator de Filme Favorito (Tucker) e Filme Favorito.

 

Parece que tem alguém nos observando, Lee.


CURIOSIDADES

  • A cena em que Carter e Lee estão correndo nus pela rua em Hong Kong foi uma cena real. A produção não conseguiu bloquear a rua para as filmagens.
  • As notas de dólar falsas usadas no filme dizem: "In Dog We Trust". Durante as filmagens, alguns figurantes saíram do set com parte do dinheiro falso, e ele acabou em alguns cassinos em Las Vegas, Nevada. A situação ficou tão fora de controle que a produção foi brevemente interrompida quando o FBI submeteu o departamento de adereços a uma investigação para determinar se eles violavam ou não a Lei de Dissuasão de Falsificações de 1992.
  • A cena em que Carter (Chris Tucker) recebe a refeição kosher foi originalmente planejada para que Carter perguntasse se Lee (Jackie Chan), "Quer um pouco do meu peixe gefilte?" depois que a aeromoça saiu. No entanto, Tucker não conseguia pronunciar "gefilte", então a cena nunca chegou à versão final (os outtakes desta cena estão nos créditos finais). Como uma referência a isso, em Rush Hour 3 (2007), Carter consegue perguntar a uma aeromoça se há peixe gefilte em seu voo.
  • Em entrevista, o diretor Brett Ratner admitiu que a primeira parte da cena de karaokê com Chris Tucker não deveria ter sido filmada. Tucker se recusou a agir como Michael Jackson com as câmeras ligadas. Entre as tomadas, ele surgiu como entretenimento para todos. Secretamente, Ratner disse aos cinegrafistas para filmarem, mas sem que Tucker percebesse.
  • Ziyi Zhang não falava inglês, então ela teve que ser orientada por meio da combinação de um intérprete (geralmente Jackie Chan) e do diretor Brett Ratner, essencialmente realizando "charadas". Sua personagem diz apenas três palavras em inglês no filme: “Alguma maçã?” e, mais tarde, "Fora!" Em entrevista, Roselyn Sanchez disse que Ziyi Zhang tentou aprender inglês com ela, mas tentou desencorajá-la, pois ela acabaria falando com sotaque porto-riquenho.
  • Durante as filmagens da cena em que Lee (Jackie Chan) e Carter (Chris Tucker) saltam da janela superior do hotel Red Dragon e depois deslizam pelos fios das lanternas chinesas, uma verdadeira perseguição de carro (não faz parte do filme) ocorreu. Aparentemente, um carro cheio de turistas bêbados (o set foi em Las Vegas, Nevada) entrou em uma briga com um motorista de táxi. A briga resultou em uma perseguição que percorreu a pista e entrou no set quase atingindo membros da equipe, figurantes, e um enorme guindaste que continha uma câmera e uma equipe de filmagem. Felizmente, ninguém ficou ferido; o motorista e os passageiros do táxi foram detidos pela polícia.
  • Em Michael Jackson: especial do 30º aniversário (2001), Chris Tucker brincou dizendo que recebeu um telefonema de Jackson, que disse a Tucker que tinha visto esse filme, e sobre a cena do clube de karaokê onde Carter canta o hit de Jackson "Don't Stop 'Til You Get Enough", informou Tucker que estava "chutando com a perna errada". Tucker também co-estrelou o curta-metragem de Michael Jackson para a música "You Rock My World", que foi lançado um mês após o filme.
  • O hotel "Red Dragon" foi encenado pelo edifício Desert Inn em Las Vegas, Nevada. A placa foi alterada para "Dragão Vermelho", e a metade inferior do prédio foi pintada de vermelho para a filmagem do filme. O hotel estava fechado na época, então as evidências da transformação permaneceram por um tempo. O Desert Inn foi demolido em 23 de outubro de 2001.
  • A cena em que Carter recebe acesso a um cartão de crédito em dólares americanos para escolher uma massagista da casa de massagem Paraíso Terrestre é muito semelhante a uma cena em Enter The Dragon (1973), onde Williams escolhe um harém de prostitutas livres antes de uma grande luta contra um bando de homens e seu chefe do crime. Em ambos os sucessos de bilheteria da Warner Brothers, Lalo Schifrin forneceu a trilha instrumental e Jackie Chan fez aparições como ator e dublê.
  • Jackie Chan levou um soco de um de seus fãs durante as filmagens de Rush Hour 2, em abril de 2001, porque o fã pensou que ele iria bloquear o soco.
  • Embora o Inspetor Lee seja de Hong Kong, no primeiro filme Hora do Rush, o chinês falado é o dialeto mandarim. Em Hong Kong, a língua oficial é o cantonês. Em Rush Hour 2, tanto o mandarim quanto o cantonês são falados. Quando Lee fala com Ricky Tan, eles usam cantonês. O personagem da atriz Zhang Ziyi fala mandarim. Portanto, os dialetos do mandarim e do cantonês são usados ​​​​de um lado para o outro.
Veredito na Escala Michael Jackson

A escala Michael Jackson é um sistema de classificação criado pelo FL Play para organizar e reagrupar todos os grandes feitos, filmes, séries e ícones da cultura pop em geral. Ela consiste em uma escala básica (de 0 a 10), possuindo alguns bônus qualitativos que podem subir ou descer a posição do que esta sendo avaliado. Nesse sentido, utilizando para avaliar A Hora do Rush 2 na escala Michael Jackson, nós do FL Play resolvemos dar, por veredito, nota 10 com acréscimo de Billie Jean. Ou seja, Rush Hour 2 é um clássico da cultura Pop e marcou uma geração. Espero que tenham gostado dessa análise de A Hora do Rush 2. Em breve estaremos trazendo as resenhas e vereditos da terceira parte desta franquia, com muitas curiosidades sobre os bastidores. Continuem acompanhando nosso blog e usem os comentários para sugerir filmes, séries, animes e etc. que gostariam de ver abordados por nossa equipe! Grande abraço e até a próxima.

 

Até a próxima, Players!

Postar um comentário

0 Comentários